Our Recent Posts

Archive

Tags

Cinco erros mais comuns que cometemos quando estudamos idiomas estrangeiros


Hoje eu vou falar sobre cinco erros mais comuns de línguas estrangeiras que cometem (com base na minha própria opinião e experiência) e algumas sugestões de como corrigi-los. Eu tive a inspiração para escrever sobre este assunto depois de ter lido dois artigos diferentes sobre o assunto. Meu foco é o inglês mas, tudo o que eu vou dizer aqui se aplica a qualquer idioma que você quer aprender. Sem mais enrolação, esses são os erros mais comuns que as pessoas cometem quando aprendem uma língua estrangeira.

1. Não praticar listening

Na minha opinião, esta é o principal erro. Listening é extremamente importante mas, muitos estudantes negligenciam essa prática. Quando aprendemos a nossa primeira língua, fizemos pelo menos 20.000 horas de listening antes de começarmos a ler e escrever. Aprender de uma língua estrangeira não é diferente.

Como aconteceu quando aprendemos a nossa língua mãe, o mesmo acontecerá com línguas estrangeiras. Há uma fase que todos nós passamos chamada "período de silêncio". Primeiro ouvimos por algum tempo e só depois é que começamos a falar. Essa fase pode levar mais ou menos tempo dependendo da pessoa, você precisa ser paciente. Ouvir também fornece repetição que ajuda a reforçar vocabulário, estruturas e padrões de linguagem.

Listening é a coisa que fazemos mais em comunicação. Passamos em média 50% do nosso tempo escutando e 25% falando. Dedicamos apenas 25% entre lendo e escrevendo. No entanto, a maioria de nós pessoas tentar aprender línguas usando essas duas coisas. Não é à toa que muitos acabam fracassando.

O ideal seria passar algum tempo vivendo no exterior, porque é a maneira mais eficiente aprender. Infelizmente, nem todos têm esta oportunidade. O que você deve fazer então? Use a internet. Você não terá problemas para encontrar material para a sua prática de listening: música, pod-casts, filmes, séries de TV, notícias, Youtube. As possibilidades são infinitas. Pratique o quanto você puder e não se preocupe se você não conseguir entender tudo. Você estará treinando seus ouvidos. Aprender uma língua é semelhante a aprender a tocar um instrumento musical. Quanto mais você pratica, melhor você tocará. E um dia você vai se tornar automaticamente. A mesma coisa acontece com idiomas.

2. Tratar o aprendizagem como lição de casa.

Muitos de nós pensam para aprender um idioma basta assistir aulas e fazer a lição de casa. Você deve entender que aprender uma língua está muito além dos livros e da sala de aula. Quanto mais você se expõe melhor (lembre-se o que eu falei sobre listening). Seja independente e busque conhecimento em outras fontes além do seu professor. Conheci pessoas que aprenderam Inglês jogando videogames e assistindo programas de TV. Existem muitas ferramentas à nossa disposição, não deixe de usá-las. Aprender pode ser divertido e muito mais fácil do que você pensa.

3. Falta de curiosidade.

Parece óbvio mas pessoas que são interessados na cultura da língua que estão estudando, aprendem mais rápido. Curiosidade leva à procura de música, livros, filmes, programas de televisão na língua estudada. E por causa disso, elas acabam se expondo mais. Por outro lado, a falta de curiosidade e ideas preconcebidas pode impedir seu progresso.

4. Pensamento rígido.

Aqueles que têm uma baixa tolerância para a ambiguidade tendem a sofrer mais quando se trata de aprender uma língua estrangeira. Algumas línguas são mais ambíguas do que outras, e na minha opinião Inglês leva o troféu da ambiguidade.

Para cada novo vocabulário e estruturas gramaticais que você aprende, haverá uma exceção. Se você fica frustrado com facilidade e desorientado quando depara com essas ambiguidades, você terá dificuldade em aprender. Muitas pessoas desistem por causa disso. Seja paciente e relaxe. As línguas são do jeito que são, e não há nada que você possa fazer sobre isso.


5. Falta de auto-confiança e medo.

Alguma vez você já ouviu o ditado "você é o seu pior inimigo"? Um exemplo disso é quando colocamos na cabeça que idiomas são muito difíceis e chatos de aprender, nós só atrasamos o nosso progresso quando acreditamos nesse tipo de coisa. Ou quando não falamos por medo de sermos julgados por cometer erros. Se a falta de auto-confiança ou medo está causando esse comportamento, os resultados serão os mesmos. Você vai ficar frustrado e isso pode fazer você desistir. De acordo com estudiosos de hipnose, o trabalho de nossa mente é evitar dor e sofrimento a todo o custo, seja ele real ou não. Meu conselho para você é tentar orientar sua mente para uma direção positiva.

Toda vez que você perceber pensamentos negativos, tente substituí-los por coisas como: "eu consigo aprender", "inglês é fácil", "eu tenho facilidade em aprender línguas", etc. Sua mente subconsciente não sabe a diferença entre realidade ou fantasia, tudo o que você pensar ou dizer a sua mente vai acreditar. Esta técnica vai te ajudar a aumentar a sua confiança e reduzir seu medo. Faça isso, e aprender idiomas deixarão de ser motivo para sofrimento.

Bem, é isso, esses são os erros que tenho visto trabalhando como professora de Inglês. Espero que este post te ajudou de alguma forma em sua jornada para se tornar fluente em qualquer língua que você esteja aprendendo. Se você se ver fazendo qualquer um destes erros, não desanime porque nunca é tarde demais para mudar. Aquisição de uma língua estrangeira não é uma tarefa fácil, uma vez que exige muita disciplina e auto-consciência.

Por favor deixe um comentário, compartilhe e se inscreva no meu site para receber atualizações.

Até a próxima.

Referências:

  • Lingholic – All about languages: Learning a Foreign Language - 10 Most Common Mistakes

  • The Telegraph: Learning a foreign language: five most common mistakes

Leitura recomendada:

Ultimate Confidence: The Secrets to Feeling Great About Yourself Every Day - By Marisa Peer


Contact

+55 11 949262649

©2018 BY ENGLISH WITH QUASE KIWI. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now